
Notícias | 2 de agosto de 2024 | Fonte: Rádio FM Uirapuru
Na última quarta-feira (31), a Rádio Uirapuru entrevistou Edgar Anuseck Neto, gerente sul da Porto Seguro, sobre a atuação das seguradoras durante as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que causaram danos a milhares de imóveis e veículos. Edgar ressaltou que, inicialmente, a principal preocupação das seguradoras foi com a segurança e as vidas das pessoas afetadas. Somente após garantir a segurança, as atenções se voltaram para as perdas materiais.
As enchentes foram um evento inesperado e de grande magnitude, para o qual nenhuma seguradora estava completamente preparada. Como resultado, o processo de indenização foi diferente do habitual. As seguradoras se empenharam em garantir que as indenizações fossem feitas de forma rápida e eficiente, permitindo que os clientes pudessem começar a reconstruir suas vidas o mais rápido possível. Em alguns casos, as indenizações foram processadas e pagas mesmo enquanto os bens ainda estavam submersos. Isso foi possível graças à flexibilidade das seguradoras, que aceitaram fotos dos danos como prova e agiram rapidamente para atender às necessidades urgentes dos segurados.
Além disso, Edgar mencionou que até mesmo os veículos estacionados no aeroporto Salgado Filho foram cobertos pelas seguradoras. Os clientes precisavam apenas comprovar que seus carros estavam no local, o que podia ser feito apresentando o ticket do estacionamento. Essa abordagem ágil e eficaz garantiu que todos os segurados recebessem o valor contratado, independentemente de os danos terem sido causados por fenômenos naturais ou terceiros. Aproximadamente 20 mil veículos foram indenizados devido às enchentes.
É importante destacar que, conforme explicado por Edgar, todos os veículos indenizados devido a enchentes são devidamente registrados como tal. Isso significa que, ao consultar o histórico de um veículo, será possível verificar se ele passou por um alagamento. Os veículos são classificados como “salvado”, se puderem ser revendidos, ou “sucata”, caso suas peças sejam as únicas partes aproveitáveis.
Na Obra Corretora de Seguros, compreendemos a importância de uma resposta rápida e eficiente em momentos de crise. Estamos comprometidos em proporcionar o melhor suporte aos nossos clientes, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que possam contar com a proteção necessária para superar desafios inesperados.