O mercado de seguros está passando por uma grande evolução, impulsionada pelas constantes inovações tecnológicas. As insurtechs, empresas que utilizam tecnologia para oferecer soluções inovadoras no setor, são um dos principais catalisadores dessa transformação. Recentemente, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou a terceira edição do Sandbox Regulatório, um ambiente de testes que permite que empresas desenvolvam novas tecnologias e modelos de negócios sob regras regulatórias flexíveis. Para entender o impacto positivo desta fase no setor, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) entrevistou Camila Calais, advogada e sócia do escritório Mattos Filho.
Calais afirmou que esta terceira fase do programa deverá “acelerar ainda mais o ritmo de inovação no setor de seguros, oferecendo soluções mais eficientes e sustentáveis tanto para consumidores quanto para empresas”. Ela também destacou que as empresas participantes do Sandbox precisam demonstrar inovação, capacidade de gestão de riscos e cumprir critérios específicos.
A advogada ressaltou os resultados positivos obtidos pelas startups nas edições anteriores do programa. “Empresas que tiveram sucesso no Sandbox frequentemente convertem suas permissões temporárias em definitivas. Nas edições passadas, 21 empresas foram selecionadas, e algumas já receberam autorização permanente para operar”, comentou. “Até dezembro de 2023, as empresas participantes emitiram um total de R$ 111,6 milhões em prêmios. Espera-se que o Sandbox continue a promover a inovação no setor, com uma maior adoção de tecnologias avançadas e uma colaboração mais estreita entre startups e seguradoras consolidadas”, concluiu Calais.
Simultaneamente ao lançamento da terceira edição do Sandbox Regulatório, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) está oferecendo a Certificação Avançada em Inovação em Seguros e Insurtechs. Este curso é projetado para capacitar profissionais do setor a se destacarem em um ambiente dominado por tecnologias disruptivas. Coordenado por Samy Hazan, especialista em Inovação e Seguros, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado, incluindo Camila Calais.
O programa abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo transformação digital, blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, capacitando os alunos a desenvolver soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado. Oferecido online e ao vivo, com aulas noturnas, a certificação está com inscrições abertas até 23 de agosto, com um desconto especial de 10% para pagamentos à vista.